Wednesday, January 6, 2010

Quando Revisar o carro

Revisando o Carro


Dezembro, f�rias chegando, praia, campo, enfim, todo mundo querendo fugir da cidade e descansar. E o seu carro est� preparado para te levar at� o t�o merecido descanso? Ser� que ele n�o ser� a primeira dor de cabe�a de suas f�rias?


Boa viagem com uma revis�o bem feita

Para evitar isso preparei algumas dicas important�ssimas para voc� verificar no seu carro antes de viajar (mesmo depois de levar seu carro no seu mec�nico de confian�a :cool: )

O primeiro passo para uma revis�o de boa viagem � conferir os documentos, tanto do carro como os seus. Verifique se o IPVA est� pago, sua carteira de motorista est� em ordem, ambos sem rasuras e dentro dos prazos. Muita gente n�o presta aten��o nestes detalhes e podem ter grandes problemas caso parem em blitz de rotina da Pol�cia Federal.

O segundo � escutar o frentista do seu posto de gasolina favorito: ��gua e �leo t� tudo certinho doutor?� Uma viagem normalmente exige muito do carro, sendo assim verifique o n�vel do �leo e �gua do radiador. Ambos devem estar no n�vel e no caso do �leo dentro do per�odo de troca. Caso a quilometragem limite esteja se aproximando, vale a pena trocar o �leo antes para n�o se preocupar com futuras dores de cabe�a. E lembre-se no radiador se voc� n�o utilizar o aditivo correto, poder� estar causando problemas de corros�o futuras no seu carro, sendo assim utilize 2/3 de �gua filtrada e 1/3 de aditivo para radiador. Caso seu carro possua dire��o hidr�ulica, verifique o n�vel de �leo do reservat�rio espec�fico. Caso o ve�culo tenha mais de 25.000Km revise tamb�m o n�vel de �leo da caixa de c�mbio.

Troque o �leo e revise a �gua do radiador antes de pegar a estrada

J� que voc� trocou o �leo do carro, aproveite e troque os filtros. Eles s�o muito baratos e manter�o seu carro rodando sem impurezas. Verifique os filtros de ar, �leo e combust�vel. O filtro de ar normalmente � trocado a cada 10.000km, mas se voc� comprou o carro usado e n�o sabe quando foi a �ltima troca, n�o deixe para outro momento, torque agora mesmo. J� o filtro do �leo � trocado a cada 10.000km ou na segunda troca de �leo. Aquela cl�ssica puladinha do uma sim, outra n�o. Troca-se o �leo uma vez e na segunda troca-se o �leo e o filtro. Por fim, o filtro de combust�vel deve ser trocado a cada 15.000km, mas com a p�ssima qualidade de combust�vel que estamos acostumados no Brasil o ideal � trocar antes de longas viagens, pois a gasolina quando se acumula no fundo do tanque tende a formar uma crosta grossa, e se o seu carro for flex e voc� quiser poupar na viagem e utilizar �lcool ele far� com que esta crosta se solte, entupindo o filtro, queimando a bomba de combust�vel e causando danos s�rios ao motor.

Troque e revise todos os filtros do carro

Verificado todos os �leos e filtros � o momento de pensar na hora de parar. Verifique o estado das pastilhas de freio e dos discos de freio. Se o seu carro j� n�o para mais como uma vez talvez esteja na hora de trocar as pastilhas. Caso seu carro tenha freio a tambor � necess�rio que um mec�nico especializado fa�a a abertura do mesmo para verificar o estado dos itens interiores como as lonas. Feito toda a verifica��o verifique o n�vel do flu�do de freio. Mas lembre-se, este flu�do n�o deve vazar, portanto se o n�vel estiver baixo pode ser que suas pastilhas estejam desgastadas e precisam ser trocadas.

Revise todo o sistema de freios

Verifique as correias de seu ve�culo, principalmente a correia dentada e seus rolamentos. Uma quebra de correia faz com que todo o sistema de transmiss�o de for�a e l�quidos do carro pare. Isso poder� causar um grande custo para ser arrumado, al�m de que poder� causar um acidente.

Troque as correias de seu carro antes de viajar

Voc� tamb�m deve revisar as velas e cabos de vela de seu carro, estes itens podem ajudar voc� a economizar combust�vel em uma viagem, afinal s�o eles que ir�o transmitir a energia para gerar a fa�sca que ir� iniciar a combust�o. O ideal � verificar ambos a cada 30.000Km.

Revise velas e cabos de vela

Carros que nunca trocaram o filtro de combust�vel normalmente apresentam problemas em acelera��es. O carro engasga ou parece que anda amarrado. Portanto fa�a uma limpeza nos bicos do carro caso tenha inje��o eletr�nica, ou ent�o verifique a limpeza da agulha e demais itens do carburador.

N�o deixei de fazer a revis�o do estado de todos os pneus do carro, inclusive do estepe. Se estiverem em bom estado voc� s� precisa se preocupar com a calibra��o correta dos mesmos. Caso o carro esteja cheio os pneus ter�o uma calibragem diferente do que se ele estiver vazio. As medidas de press�o tamb�m variam de aro para aro, portanto verifique o manual do ve�culo ou ent�o consulte uma borracharia de confian�a. Se voc� notar que existe trepida��o no volante tanto em altas como em baixas velocidades voc� deve verificar o balanceamento e a geometria do seu conjunto roda pneu. Este sintoma tamb�m pode identificar que alguma roda esteja torta ou seu pneu esteja com problemas. Quem far� este verifica��o de alinhamento e geometria poder� verificar tamb�m o estado de sua suspens�o, se todos os parafusos est�o corretamente apertados e se molas e amortecedores ainda est�o cumprindo com as suas fun��es corretamente. Revise rolamentos, piv�s, buchas, coxins, homocin�ticas, borrachas, bandejas e batentes.

Pneus devem estar em bom estado e calibrados

Verifique tamb�m a parte el�trica do ve�culo. Far�is, sinaleiras, bateria, fus�veis, todos devem estar funcionando perfeitamente bem e no caso do primeiro citado, exemplarmente regulado. Far�is regulados proporcionam um melhor campo de vis�o al�m de n�o cegar o motorista que estiver vindo na dire��o contr�ria. (Esta dica � important�ssima para quem usa xenon).

Far�is e luzes de seguran�a devem estar funcionando e regulados

Por fim revise as palhetas dos limpadores do ve�culo. Palhetas velhas e ressacadas al�m de n�o limparem direito a �gua da chuva poder�o riscar o seu vidro. Al�m disso, aproveite e complete o reservat�rio de �gua do limpador, ele � muito �til quando se fica atr�s de caminh�es e carros, pois a �n�voa� levantada pelo ve�culo a frente possui �leos e prejudica a limpeza do vidro.

Revise as palhetas do seu limpador

Feito isso voc� ter� grandes chances de prosseguir com uma �tima viagem. E para o passeio ficar completo segue uma lista de itens que voc� n�o deve esquecer para completar em 100% a sua viagem:

  • Revise os cintos de seguran�a, se est�o dentro da validade e se n�o possuem rasgos ou quebras nos engates.
  • Verifique a data de validade do extintor de inc�ndio do carro. Ele pode ser �til em caso de superaquecimento ou para lhe livrar de uma multa.
  • Veja se voc� possui macaco, chave de roda e triangulo luminoso dentro do ve�culo e todos funcionando corretamente.
  • Complete o tanque do ve�culo, nunca se sabe como ser� a viagem.
  • Durma bem na noite anterior a viagem.
  • Use roupas confort�veis, assim como �culos de sol caso fa�a sua viagem durante o dia.
  • N�o obstrua a vis�o dos espelhos (principalmente o interno) com bagagem.
  • Se voc� viajar com reboque, verifique a sinaliza��o assim como pneus e estepe do mesmo.
  • Tenha sempre dinheiro para emerg�ncias, nunca se sabe se voc� ter� imprevistos ou ter� que usar uma rota alternativa que tenha ped�gios.
  • Escolha uma boa trilha sonora.

V�rias dicas lhe ajudam numa boa viagem.

Se todos os itens acima estiverem em ordem, voc� ter� um �timo in�cio de f�rias. Mas caso ocorra um imprevisto de um pneu furar no caminho, abaixo seguem algumas dicas para uma troca r�pida e segura do pneu afetado.

  • Pare o ve�culo em um lugar seguro no acostamento;
  • Coloque o tri�ngulo luminoso a cerca de 20 metros do ve�culo e ligue o pisca-alerta do carro;
  • Acione o freio de estacionamento (freio de m�o) e calce as rodas do ve�culo;
  • Se o pneu furado for o do lado esquerdo, retire o estepe e deixe-o em p� � sua direita. Dessa maneira ele tamb�m servir� de sinaliza��o, caso contr�rio inverta a posi��o do estepe;
  • Ap�ie o macaco no assoalho do carro. Cada carro traz indicado na lataria o local em que o equipamento deve ser encaixado;
  • Desaperte os parafusos da roda, sem retir�-los;
  • Suspenda o ve�culo o suficiente para que a roda seja retirada, solte os parafusos e tire a roda com o pneu furado;
  • Depois de retirar o pneu, coloque o estepe e os parafusos no local certo, apertando os parafusos apenas com as m�os;
  • Baixe o carro e, em seguida, apertar os parafusos com a chave apropriada. Como as roscas s�o autotravantes, elas n�o precisam de apertos exagerados (mas n�o deixe solto heim :roll: );
  • Recolha o tri�ngulo;
  • Limpe as m�os e boa viagem.

Boa viagem com uma revis�o bem feita

Portanto pessoal cuidado nas estradas, n�o beba, respeite a sinaliza��o (principalmente o limite de velocidade) e n�o arrisque a sua vida ou a de outros. Carro revisado e motorista respons�vel � o caminho certo para um bom descanso. Boas f�rias. :mrgreen:

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