Thursday, January 7, 2010

Como Comprar Um Carro Usado

Carros usados como comprar


N�o me diga que � apenas mulher que � enganada na hora de comprar um carro usado. Eu j� comprei carro usado e depois fui notar um problema que eu n�o tinha identificado e que o vendedor (ESPERT�O) n�o quis me falar. Sempre vai ter aquele vendedor de loja que fala mil

maravilhas do seu carro e que te engana.

Comprar um carro usado n�o � f�cil. Pra come�ar vamos falar da quilometragem. Essa parte � cr�tica. Se voc� quer um carro que tenha a quilometragem real, compre de particular. Pois as lojas, ah lojas� elas est�o todas destinadas ao m�rmore do inferno. Vejamos aqui algumas dicas, para comprar carro usado:

1 - Carroceria. Passe um im� na lata do carro, com um pano entre ele e a lata, pois se n�o tiver o pano, o dono do carro vai ficar um pouco vermelho. Se o im� soltar, � que tem massa ali naquela parte.

2 � Pintura. Observe se h� diferen�as de colora��o na lataria e mancha de tinta nas borrachas e frisos. Pode ser que alguma parte do carro j� tenha sido reparada. A chance cresce de acordo com a idade do carro.

3 � Suspens�o. Se voc� ver como est�o sendo gastos os pneus, voc� vai adivinhar se o carro tem problemas de suspens�o. Mas de qualquer maneira, leve o carro a um centro automotivo para verificar mais a fundo.

4 � Ferrugem. Para ver se h� ferrugem, verifique bolhas e pontos descascados na pintura. Verifique principalmente nas extremidades da lataria, como em lugares onde h� borracha (nas portas, por exemplo).

5 � Portas. Se as portas n�o fecham direito, muito provavelmente o carro j� bateu. Pode ser que o dono tenha um filho que seja uma peste, e que vivia se pendurando na porta, mas isso � menos prov�vel.

6 � Amortecedores. Balan�ando o carro em cima de cada roda voc� consegue ver se o amortecedor est� bom. Se ele pular mais de uma vez, tem que trocar a pe�a. Tente fazer isso em uma hora que n�o estiver acontecendo um terremoto perto de sua casa.

7 � Pneus. S� aceite eles se estiverem acima da �meia vida�. Geralmente quando a pessoa te diz que o pneu tem �meia vida� � que ele est� nos �ltimos 30% de vida.

8 � Vidros. � importante que os vidros n�o apresentem nenhum tipo de trincado e apresente o n�mero do chassi.

9 � Motor. Veja se n�o sai uma fuma�a estranha do escape. Al�m disso, leve no seu mec�nico de prefer�ncia, e n�o diga pro mec�nico que o dono do carro � aquele que est� ali com voc�. Ou ent�o pe�a pro mec�nico te dar a opini�o dele depois, por telefone, pois ali na frente do dono do carro �s vezes fica chato falar mal.

10 � Painel. Teste todos os bot�es e fun��es do painel.

11 � Veja tamb�m como est�o os retrovisores, forro, estofamento, todas as borrachas (as dos pedais e limpadores do p�ra-brisa tamb�m), espuma e mecanismos dos bancos, travas das portas e vidros el�tricos.

12 � Ar-condicionado. Ele pode estar precisando de uma carga, daquelas que custam 80 reais ou mais.

13 � Observe os equipamentos de seguran�a, como extintor (se est� vencido), macaco (se funciona), tri�ngulo de sinaliza��o, chave de roda, estepe.

14 � Som. Se o carro tiver som instalado e voc� for comprar ele com o som, veja o estado do CD e tamb�m dos falantes.

15 � Freio. Veja se o carro est� com o flu�do em ordem, pisando no pedal do freio com o carro ligado em ponto morto. Ele tem que baixar rapidamente, sem dificuldades.

16 � Veja se as revis�es foram todas feitas corretamente. Mas isso s� no caso de carros novos. N�o vai adiantar verificar as revis�es daquela Bras�lia 77.

17 � Chassi. O n�mero do chassi deve ser �nico e registrado perto do motor, nos vidros e no documento do carro. Se observar que a grava��o das letras e n�meros do chassi est� estranha ou raspada, h� um forte ind�cio de adultera��o.

Se voc� gostou do carro, depois leve para o seu mec�nico verificar estes itens:

1 � Situa��o do �leo do motor. 2 � Se a ventoinha do motor funciona. 3 � O aspecto do l�quido de refrigera��o do motor. N�o deve ter sujeira e nem oleosidade. 4 � Verifica��o do filtro de ar; dos tubos, cabos e correias do motor. 5 � Detec��o de ru�do estranho no motor e prov�veis problemas. 6 � Avalia��o da suspens�o, freios e dire��o hidr�ulica e escapamento, etc etc etc.

N�o esque�a de dar uma volta com o carro para ver se sente confort�vel com ele. Mesmo que entenda de algum assunto, pe�a conselho para quem entende mais que voc�. Dependendo do problema que o carro apresentar, negocie um desconto no pre�o e calcule se vale a pena.

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