O que � o Tuning?
A tradu��o aproximada da palavra tuning seria afina��o ou optimiza��o. Neste caso, e aplicado aos autom�veis, o tuning � a arte de modificar o carro, tornando-o mais performante, mais seguro, mais bonito, diferente do original e �nico. O tuning � aplic�vel a praticamente todos os componentes de um carro: jantes, pneus, suspens�o, motor, interior, carro�aria, sistema de escape, instala��o �udio, etc.
Todos estes componentes podem ser revistos de forma a terem um comportamento superior ou um aspecto que torne um carro "de s�rie" em algo exclusivo e �nico, que se adapte ao gosto e necessidades do utilizador. As altera��es feitas, para al�m de ter preocupa��es est�ticas, devem acrescentar caracter�sticas ao carro de forma a torn�-lo mais performante mas tamb�m mais seguro. Com o tuning aplica-se ao autom�vel um pouco da personalidade do seu dono.
Hoje em dia o termo tuning descreve e engloba todas as vertentes da prepara��o e modifica��o autom�vel: prepara��o de motor (engine tuning), optimiza��o electronica (chiptuning), prepara��o chassis (chassis tuning), altera��es de carro�aria (customizingou carstyling), car audio e mais recentemente In-Car Enterteinment (ICE). O termo tuning descreve todas estas vertentes da altera��o autom�vel assim como o passatempo e o estilo de vida dos seus adeptos. Hoje em dia o tuning implica normalmente altera��es visuais de forma a distinguir os carros dos demais, altera��es de jantes por di�metros maiores, kits de carro�aria, interiores totalmente revistos, rebaixamentos da carro�aria, etc.
A cada ano que passa novas tend�ncias v�o surgindo e v�o sendo adoptadas ou seguidas por gente em todo o mundo que gosta de alterar os seus autom�veis. Para al�m do gozo pessoal muita gente participa em concentra��es, encontros ou exposi��es onde podem mostrar o seu trabalho ao p�blico. Quando o interesse pelo tuning � mais desportivo os carros costumam participar em provas de acelera��o ou em track-days.
A componente do Car-Audio tamb�m possui v�rios tipos de competi��es destinadas a avaliar a pot�ncia sonora ou a qualidade do som. O tuning est� intimamente ligado ao desporto autom�vel mas a grande maioria dos carros nunca compete. Na maior parte das vezes os carros s�o modificados apenas para a participa��o nos v�rios eventos ou pelo simples prazer de possuir e conduzir um carro diferente.
Pode-se dizer que desde o carro mais barato at� ao super carro mais caro do mercado, pode ser objecto de altera��es e haver� sempre acess�rios e empresas dedicadas � transforma��o e comercializa��o de equipamento para modificar tal carro. A exclusividade, beleza e performances de um super-desportivo, por vezes n�o � suficiente e � sempre poss�vel melhorar v�rios aspectos desses ve�culos. N�o s�o poucas as empresas que se dedicam a transformar Porsche, Ferrari, Aston Martin, Lamborghini e outros carros de elei��o. Alguns preparadores tornaram-se e obtiveram at� a classifica��o de construtores autom�veis tal como por ex a Brabus que se dedica a preparar e a vender Mercedes-Benz com a sua pr�pria marca.
Hist�ria do Tuning
A arte de alterar autom�veis � j� bastante antiga, a sua origem mistura-se com a origem dos autom�veis. Foi na d�cada de 1910, praticamente quando se deu o grande aumento do n�mero de autom�veis e a sua produ��o em s�rie, que as primeiras pessoas come�aram a alterar os motores dos famosos Ford Modelo T para obter mais pot�ncia. Sempre houve e haver� assim, pessoas que n�o est�o contentes com o que o desempenho e aspecto do seu autom�vel. Depois da Segunda Guerra Mundial este movimento intensificou-se nos Estados Unidos e na Europa e surgiram as primeiras empresas dedicadas � prepara��o de carros e motores.
Um movimento que teve grande notoriedade foi o hot rodding. Surgiu na d�cada de 1940, no final da guerra. Os jovens militares Americanos que regressavam ao pa�s e com algum dinheiro, que gozavam alguma liberdade tinham dispon�veis carros da d�cada anterior a um pre�o bastante acess�vel. A ind�stria autom�vel americana tinha estado dedicada a fornecer o exercito durante alguns anos e n�o tinha evoluido. Assim esses jovens, inicialmente na Calif�rnia, come�aram a modificar os carros, introduzindo elementos que ainda hoje os caracterizam os hot-rods como o menor peso, maior pot�ncia, tejadilhos rebaixados, pneus largos, etc.
O nome Hot-rods prov�m da combina��o de Roadster (rod) e Hot que significa quente. Anos mais tarde deu-se mais relev�ncia ao aspecto e constru�ram-se alguns carros verdadeiramente virados para o show-off.
Com o tempo algumas empresas foram criadas especificamente para a prepara��o de carros, nos EUA e Europa, algumas delas criando nomes que ainda hoje s�o bastante conhecidos. Em meados da decade 80, e com o sucesso do campeonato alem�o de Turismos (DTM) onde viaturas de produ��o competiam dando muito espect�culo, contribuiu de forma decisiva para o desenvolvimento do tuning no continente Europeu. Os v�rios trofeus monomarcas e campeonatos criados nos v�rios pa�ses contribuiram tambem para o desenvolvimento do tuning. Os adeptos de autom�veis procuravam pe�as e componentes usados em competi��o e que dessem um aspecto parecido esteticamente ao do seu carro preferido de competi��o, pois algures haveria um BMW, um Mercedes, um Alfa Romeo, um Renault a competir que inspirava os utilizadores dos autom�veis normais.
Cada pa�s ou continente desenvolveu um estilo pr�prio e sub-culturas que se movem em torno de autom�veis modificados. O mercado do tuning � hoje em dia um sector que movimenta muito dinheiro. O sucesso dos filmes da saga Fast and Furious contribui tamb�m para a divulga��o do tuning a um publico onde n�o chegava antes.
No comments:
Post a Comment