A maior parte dos problemas apresentados nos motores é causado por falta de cuidados com o óleo. É que às vezes a economia sai cara pois muitos proprietários acabam deixando de trocar o óleo no prazo estipulado pelo fabricante ou até mesmo substituindo o óleo de forma incorreta.
O que muitas pessoas não sabem é que a troca de óleo não é tão simples assim. Ao completar o nível do lubrificante, deve-se considerar a marca, tipo e viscosidade. Ao adicionar óleo com aditivos diferentes do que já está no motor, ele se deteriora imediatamente. Misturar lubrificante sintético com mineral é ainda mais prejudicial para o motor.
Para saber qual tipo de óleo utilizar consulte o Manual de proprietário ou veja nos postos de troca à tabela de recomendação.
Muitas pessoas pensam que o nível de óleo ideal é fica no traço superior, mas não, o correto é que o nível fique entre os dois traços, nem para baixo nem para cima. Pois estando abaixo do mínimo o motor pode ficar prejudicado por falta de lubrificação e ficando acima pode prejudicar o motor por muita pressão, causando vazamentos podendo até sujar velas, válvulas entre outras peças.
O nível do óleo baixa um pouco devido às folgas do motor, isso é normal. Assim, enquanto não chega a hora de trocar o óleo, deve ir completando o nível.
Obs: Deve-se verificar sempre o nível do óleo e não deixar ficar baixo (o ideal é verificar pelo menos uma vez por semana).
O que muitas pessoas não sabem é que a troca de óleo não é tão simples assim. Ao completar o nível do lubrificante, deve-se considerar a marca, tipo e viscosidade. Ao adicionar óleo com aditivos diferentes do que já está no motor, ele se deteriora imediatamente. Misturar lubrificante sintético com mineral é ainda mais prejudicial para o motor.
Para saber qual tipo de óleo utilizar consulte o Manual de proprietário ou veja nos postos de troca à tabela de recomendação.
Muitas pessoas pensam que o nível de óleo ideal é fica no traço superior, mas não, o correto é que o nível fique entre os dois traços, nem para baixo nem para cima. Pois estando abaixo do mínimo o motor pode ficar prejudicado por falta de lubrificação e ficando acima pode prejudicar o motor por muita pressão, causando vazamentos podendo até sujar velas, válvulas entre outras peças.
O nível do óleo baixa um pouco devido às folgas do motor, isso é normal. Assim, enquanto não chega a hora de trocar o óleo, deve ir completando o nível.
Obs: Deve-se verificar sempre o nível do óleo e não deixar ficar baixo (o ideal é verificar pelo menos uma vez por semana).
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