Thursday, April 15, 2010

Aten��o nas Curvas Fechadas

Curvas Fechadas

Existem muitos modos de se fazer uma curva fechada. Vamos explicar dois deles. Ambos t�m seu pr�s e contras.

1. Imagine um ponto no meio da curva. Trace uma reta que vai de onde voc� est� at� este ponto e outra que vai do ponto para a sa�da da curva. � assim que voc� vai faz�-la. Como ? Simples: N�o reduza a velocidade; freie pouco antes do ponto determinado, travando a roda traseira e derrapando a moto de forma que ela se alinhe � outra reta. Pronto, a curva est� feita. Enquanto voc� derrapa, reduza a marcha para j� sair forte da curva. A desvantagem desta curva � que voc� sai um pouco mais lento mas, em compensa��o, voc� freou depois do seu advers�rio e n�o precisou fazer uma "tomada" de curva, s� precisou de um ponto.

2. Voc� ir� reduzir um pouco antes da curva e, ao entrar nela, deslocar seu centro de gravidade para frente (sentando quase em cima do tanque), jogar a perna que estiver do lado de dentro da curva para frente, em dire��o � roda dianteira (n�o � para p�r o p� no ch�o, � para aumentar o peso na roda da frente) e cal�ar o m�ximo que puder o outro p� na pedaleira. Isso far� com que voc� aumente o peso na roda dianteira evitando que ela escorregue e manter� seu equil�brio quando a roda traseira derrapar. Num ponto da curva (voc� vai ter que descobrir o seu ponto) voc� come�a a acelerar forte. A moto deve escorregar um pouco. Quando alinhar a moto na reta, voc� j� deve estar voltando para a posi��o em p�, jogando seu peso na roda de tr�s para dar mais tra��o � roda traseira. A vantagem � de voc� sair forte da curva. Com pr�tica, voc� deve conseguir fazer mais r�pido do que a outra, mas voc� precisa de espa�o para isso. Se estiver no corpo-a-corpo e seu advers�rio souber fazer a outra curva, � prov�vel que voc� fique para tr�s.

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