Tuning?
Tuning � a arte de personalizar carros, n�o s� em sua apar�ncia, mas tamb�m na performance e no sistema de sonoriza��o. A palavra tuning significa ajuste fino, por este motivo quando falamos em carros tuning logo devemos pensar em carros aperfei�oados, modificados, personalizados, tunados...
Tuning � uma arte
� muito importante antes de querer fazer um carro personalizado visualizar e estudar suas linhas, sua capacidade de aumentar a performance e sistema de som para n�o ter surpresas desagrad�veis ou n�o ficar exatamente como o esperado.
Visual - Os kits aerodin�micos devem acompanhar as linhas originais do carro para dar a impress�o de carro com visual limpo e harmonioso. Caso contr�rio todo o visual do carro original teria que se adaptar ao kit aerodin�mico ou ao visual escolhido, o que traria muitos problemas, trabalho e dinheiro.
Performance - O meio mais vi�vel para aumentar a performance do motor de um carro � a instala��o de kits turbo ou compressores mec�nico chamados de blower. Ambas as op��es podem dobrar a potencia original do motor sem grandes dificuldades. O pr�ximo passo seria troca de discos de freios por outros maiores, cambio com marchas mais longo e suspens�es mais firmes para maior estabilidade.
Sistema sonoro - Ao contr�rio do que a maioria das pessoas pens�o o sistema de som n�o � quanto maior melhor como se fosse a pot�ncia de um motor, � importante em primeiro lugar saber se o propriet�rio do carro quer um sistema de qualidade, sistema de trio el�trico, sistema multim�dia ou um sistema com o m�ximo de SPL poss�vel. Logo ap�s a escolha do tipo de sistema vem a escolha dos falantes que podemos encontrar marcas diferentes com exatamente a mesma qualidade, porem com caracter�sticas de respostas diferentes onde tamb�m podem exigir caixas ac�sticas de tamanhos diferentes.
Cuidado com o �Xuning�
Quando n�o existe conhecimento suficiente por parte de quem vai tunar o carro � comum que o resultado seja um carro muito carregado no visual, combina��es de cores erradas e/ou a utiliza��o de acess�rios incompat�veis no estilo.
Esse tipo de prepara��o muitas vezes � feito pelo pr�prio dono do carro que apesar do resultado ele fica satisfeito, porem o visual do carro � desaprovado pela maioria das pessoas que acabaram criando um novo nome para esse novo estilo, o xuning que nada mais � que o tuning mal feito.
N�veis de prepara��o
Antes de come�armos a mexer num carro � preciso saber onde se quer chegar, esta decis�o � fundamental para que n�o seja desperdi�ados tempo e dinheiro. Abaixo temos algumas dicas divididas em cinco passos para serem seguidas com o objetivo de ajudar e orientar no processo de transforma��o do carro:
Passo 1 - Estas modifica��es j� s�o suficientes para deixar o carro com um ar diferente e bem cuidado tanto por dentro como por fora. Muitas pessoas j� se d�o por satisfeitas com estas modifica��es, por isso � comum vermos carros com este n�vel de prepara��o nas ruas.
Interior - manoplas de cambio e freio, pedaleiras
Exterior - Ponteiras, pel�culas escuras nos vidros, molas esportivas
Sistema sonoro - Cd player, kit duas vias na frente, triaxiais atr�s
Performance - Silenciador esportivo, filtro de ar esportivos
Passo 2 - Estas modifica��es ainda s�o consideradas como populares, tendo como maior objetivo completar o que foi feito no primeiro passo.
Interior - Volante esportivo, soleiras de portas
Exterior - Spoilers laterais, dianteiros e traseiros, rodas maiores
Sistema sonoro - M�dulo 4 canais
Performance - Trocar escapamento por maior polegada, amortecedores endurecidos
Passo 3 - Neste terceiro passo estaremos entrando em um n�vel de prepara��o diferente em que tanto o impacto visual como os n�meros de pot�ncia do carro ser�o severamente modificados.
Interno - Pintura de acabamentos de pain�is e ma�anetas
Externo - P�ra-choques dianteiros e traseiros de fibra
Sistema sonoro - Instala��o de subwoofer
Performance - Instala��o de kit turbo b�sico
Passo 4 - No quarto passo n�o existir� mudan�a radical, ser� mais um upgrade encima do terceiro passo para que possamos mais a diante fazer outras modifica��es sem se preocupar com o que j� foi feito.
Interior - Instala��o de man�metros e term�metros do motor
Exterior - Alisamento dos logos do fabricante do carro
Sistema sonoro - Bateria de maior amperagem
Performance - Kit para �lcool, controlador de bicos e ponto por press�o
Passo 5 - Neste passo o carro j� poder� ser considerado um extreme tuning, onde n�o passar� despercebido em nenhum lugar e que n�o deixar� a desejar em nada.
Interior - Bancos esportivos, tapetes de alum�nio, leds nas pedaleiras
Exterior - Lanternas cristais, cap� personalizado, neon, aerof�lio
Sistema sonoro - Leitor de DVD com tela
Performance - Booster para turbo, intercooler
Escolhemos estes passos a serem seguidos devido aos n�veis de prepara��es mais utilizados no Brasil e aos n�veis de investimentos por tipo de prepara��o. Notem que desde o primeiro passo tivemos em mente um carro extreme tuning, em que em nenhum momento foi necess�rio vender e comprar outros equipamentos de som ou de performance, no tuning externo s� n�o aproveitamos os spoilers dianteiro e traseiro que foram substitu�dos por p�ra-choques de fibra, preferimos assim devido ao baixo custo dos spoilers, o que n�o justificaria deixar o carro pelado at� chegar no passo em que seria instalados os p�ra-choques de fibra.
No comments:
Post a Comment