CUIDE DO SEU CARRO
ANTES DE VIAJAR REVISE SEU CARRO
Cheque o n�vel de �leo do motor a cada semana. Para fazer essa inspe��o o carro deve estar em local plano, com o motor frio, ap�s ter ficado algumas horas em descanso. O n�vel correto deve ficar entre as marcas m�nima e m�xima da vareta. Lembre-se que �leo em excesso pode sujar as velas e o sistema de alimenta��o nos carros com carburador. Ao contr�rio, a falta de �leo compromete a lubrifica��o das partes m�veis internas, podendo causar o travamento ou desgaste prematuro do motor. Se tiver de completar o n�vel, utilize �leo da mesma marca, especifica��o e classifica��o da do �leo original.
Verifique o l�quido do sistema de refrigera��o (radiador e vaso de expans�o) sempre com o motor frio. Fa�a isso a cada semana, de prefer�ncia logo pela manh�, antes de sair de casa. O n�vel correto deve ficar entre as marcas m�xima e m�nima do reservat�rio de expans�o. Nunca deixe o frentista do posto abrir a tampa do radiador ou reservat�rio com o motor quente. A �gua aquecida aumenta de volume e se perde quando a tampa � liberada. Em caso de superaquecimento, espere o motor esfriar totalmente antes de completar o n�vel. Feito isso, ligue o motor e adicione a �gua fria aos poucos. Isso evita um choque t�rmico que poderia causar o empenamento do cabe�ote e outros problemas mais s�rios ao ve�culo.
Desenhados para escoar a �gua em contato com a banda de rodagem, os sulcos dos pneus devem manter uma profundidade m�nima de 1,6 mm. Abaixo dessa medida, passam a perder a ader�ncia quando em contato com o ch�o molhado ou em condi��es de baixo atrito. Al�m disso, carros com pneus lisos est�o sujeitos a multa na estrada. Alguns modelos de pneus v�m com indicador de desgaste, em geral uma marca gravada ou marca de tinta na borracha. Por isso, n�o se esque�a de fazer o rod�zio de pneus a cada 10 mil km - para tornar o desgaste mais uniforme- e n�o hesite em troc�-los quando estiverem gastos.
Os carros equipados com inje��o eletr�nica s�o mais sens�veis � �gua durante as lavagens. Por isso evite limpar o motor com muita freq��ncia nos postos de abastecimento. A �gua sob press�o pode infiltrar nos terminais e sensores do sistema de igni��o e bloquear o contato el�trico, impedindo o motor de funcionar. Em modelos com central eletr�nica instalada dentro do cofre do motor, pode haver uma pane nesse componente. Se a lavagem do motor for inevit�vel, envolva a central eletr�nica com um pl�stico e evite esguichar �gua sob press�o nos terminais.
Verifique a calibragem dos pneus semanalmente. Ela deve ser checada sempre com os pneus frios, de prefer�ncia pela manh�, no posto mais pr�ximo de sua casa, assim que come�ar a rodar. A explica��o � simples: quando o carro est� em movimento o atrito da roda com o piso aquece os pneus. Isso aumenta o volume interno de ar e faz com que a press�o se eleve. Qualquer calibragem nessas condi��es vai apontar uma medi��o alterada.
Relegada ao esquecimento, a bateria do carro tamb�m requer manuten��o. Nas baterias n�o seladas, verifique e complete o l�quido a cada 30 dias, reduzindo essa freq��ncia no ver�o, per�odo em que h� maior evapora��o. Use sempre �gua destilada. Evite a �gua de torneira, pois esta cont�m elementos qu�micos ou metais que podem comprometer a vida �til da bateria. Nas baterias seladas, o orif�cio de ventila��o dos elementos deve estar sempre desobstru�do para evitar o ac�mulo de gases em seu interior e uma eventual explos�o.
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