Thursday, June 17, 2010

Tuning � a arte de se ajustar ou personalizar carros

Tuning � a arte de se ajustar ou personalizar carros


Tuning em ingl�s significa "ajuste fino" . Tuning � a arte de se ajustar ou personalizar carros para torna-los mais bonitos e com um estilo unico. OTuning no Brasil nunca foi t�o difundido como agora. Temos uma das maiores feiras do seguimento que � o Sal�o de Tuning e Acessorios para Carros Tunados de S�o Paulo. Encontrar equipamentos para tunar carros agora esta cada dia mais facil. Encontrar desde o mais simples adesivo at� pe�as de motor inteiras cromadas � muito f�cil, e isso pode ser feito ate mesmo sem sair de casa devido a prolifera��o de sites especializados no assunto "Carros Tunados" e pe�as para Carros Tuning.


No contexto costuma-se imprimir no carro tuning um pouco da personalidade do seu dono. OTuning e feito no carro quando se quer uma carro esportivo e personalisado, tornando-se assim, a arte de dar ao carro tunado mais performance, mais seguran�a, mais beleza, tornando-o diferente e �nico. O tuning � aplicavel a praticamente todos os componentes de um carro: rodas, pneus, suspens�o, altera��es no motor, interior, carro�eria, tubos de escape e o Som e um item essencial aotunar um carro. H� quem gaste um valor acima do pr�prio pre�o do carro original com pe�as e acess�rios para tuning, como para-choques, asas, saias, neon, sistemas de NOS (Oxido nitroso), etc. Todos estes componentes podem ser revistos de forma a terem um comportamento superior ou um aspecto que torne um carro "de s�rie" em algo exclusivo e �nico.

Mas o Carro Tuning n�o deve apenas tornar os carros tunados mais bonitos. As altera��es feitas, al�m de ter preocupa��es est�ticas, devem acrescentar caracter�sticas ao carro tunado de forma a torn�-lo mais potente e mais estaveis, n�o desprezando a seguran�a e o comportamento do carro tunado, sendo estas as caracter�sticas principais a conseguir. Normalmente estas altera��es inspiram-se na competi��o, tendo os campeonatos de Super Turismo Europeu, contribuindo significativamente para a dissemina��o do Tuning a n�vel mundial. Lan�ado em 2001, o filme "Velozes e Furiosos", desencadeou essa tend�ncia pelo mundo inteiro.

Na Alemanha d�-se mais import�ncia �s altera��es mec�nicas dos Carros Tunados, mas n�o esquecendo os elementos principais, como as saias laterais, as rodas de perfil baixo, os p�ra-choques "racing", e a suspens�o rebaixada que deixa o carro quase encostando no ch�o, coisa que aqui no Brasil dificulta muito a dire��o do carro devido a m� conserva��o do asfalto e inumeras lombadas.
O
Tuning Franc�s � mais radical no aspecto visual, dando mais importancia as carenagens e pintura do Carro Tunado.
J� o
Tuning Brasileiro e o mais completo usando na maioria dos carros grandes rodas, pneus de perfil baixo, e na pintura incluindo os radicais, tribais que d�o grande estilo ao carro, altera��es mec�nicas, elevando a pot�ncia do carro a mais de 300cv(!!!), o nitro e o neon tambem s�o muito usados por aqui.
O
Tuning Portugu�s usa principalmente carros como BMW e Audi de grande cilindrada. Em caso especial, Portugal e os outros pa�ses sem o Tuning legalizado, devem lutar pela legaliza��o e pelo direito de ter seus carros tunados.
Carros Tuning � uma forma de express�o, isso se expande com os jogos para PlayStation e PC: Midnight Club 3, a s�rie Need For Speed - Most Wanted, Underground e Carbon e a s�rie Burnout - Burnout 2: Point Of Impact, Burnout 3: Takedown e Burnout: Revenge e Need for Speed Prostreet.

O desenvolvimento dos Carros Tunados no Brasil teve maior reconhecimento ap�s o lan�amento e consagra��o p�blica do filme "Velozes e Furiosos". At� ent�o, apersonaliza��o dos Carros era limitada, tanto pela pequena variedade de acess�rios e equipamentos dispon�veis no mercado para tunar carros, quanto pela pr�pria cultura. Antes da estr�ia de "Velozes e Furiosos" em 2001, o grande foco eram as competi��es de som automotivo, sendo a principal tend�ncia automotiva para aqueles que se interessavam por carros personalizados. Gradualmente, esses admiradores passaram a dispensar uma aten��o maior � est�tica do carro: rodas, saias aerodin�micas e outrosacess�rios tuning, entravam na composi��o da nota dos concorrentes em algunscampeonatos de som, enquanto cada vez mais na arrancada os competidores e patrocinadores preocupavam-se, de forma ainda discreta, com a est�tica de seuscarros de arrancada.

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...