Dicas �teis para o melhor
conserva��o do seu veiculo
Funcionamento interno e detalhes na documenta��o e regulamenta��o
Em um local plano, e sem fluxo de carros, freie o ve�culo soltando as m�os da dire��o. Se o carro pender para um dos lados, h� problemas no freio, suspens�o ou os pneus n�o est�o corretamente calibrados.
Cheque a compress�o do motor, reduzindo a velocidade bruscamente ou descendo uma ladeira em segunda marcha. Freie normalmente o carro. Se houver ru�do met�lico, as pastilhas est�o gastas
Pontos de ferrugem, �gua ou umidade embaixo dos tapetes indicam problemas na veda��o (borrachas dos vidros e portas) ou furos no assoalho.
Com o carro parado e o motor ligado, acione o freio, mantendo o p� no pedal por algum tempo. Se ele abaixar aos poucos, significa que h� vazamento de flu�do de freio.
Som do motor � um importante indicativo de seu desgaste ou bom funcionamento. Um mec�nico saber� reconhecer se o ve�culo necessita de uma ret�fica.
Confira o sistema de refrigera��o do motor. O l�quido vis�vel no dep�sito de �gua n�o deve apresentar sinais de ferrugem ou aspecto oleoso. Os tubos de borracha n�o podem estar rachados, quebrados ou ressecados.
A compra de carros usados possui, ainda hoje, papel de destaque no mercado de consumo, seja pelo alto investimento financeiro que representa ou pela expectativa de durabilidade e bom desempenho do produto que envolve a aquisi��o.
Com o carro suspenso, pressione cada roda para dentro e para fora. Se houver folga, provavelmente o rolamento est� gasto e dever� ser regulado ou trocado.
Verifique a autenticidade dos documentos; confira o n�mero do chassi gravado em diversos lugares do ve�culo, bem como o estado de conserva��o da parte mec�nica e da funilaria. Procure a ajuda de um mec�nico de sua confian�a para avaliar o estado geral do carro. Todo cuidado � pouco quando se trata de sua seguran�a.
Considere o modelo, a cor, o ano de fabrica��o, a quilometragem, as revis�es realizadas e os opcionais (alarme, som, desemba�ador, vidro el�trico, etc.), para avaliar se o valor est� de acordo com o de mercado.
Este manual traz dicas importantes sobre o tema. Leia-o com aten��o!
Examine o carro � luz do dia. Locais fechados ou escuros podem dificultar a observa��o de detalhes importantes. Portanto, nada de comprar carro durante a noite. Use a prote��o do sol para uma boa compra.
Desconfie de ondula��es e pequenos amassados na lataria; existindo diferen�as nas quinas do cap�, � bem prov�vel que o carro tenha sido batido.
Se encontrar bolhas na pintura, cuidado! � sinal de ferrugem. Observe locais pr�ximos �s borrachas das portas e dos p�ra-lamas. Verifique as arestas inferiores da carroceria, as canaletas e as bordas das tampas do cap� do motor e do porta-malas.
Verifique se o ve�culo foi pintado recentemente. Fique atento �s diferen�as de cor e respingos de tinta nos frisos e borrachas. Carros encerados podem esconder defeitos na pintura.
Confira se as portas e o cap�, ao serem fechados, encaixam-se perfeitamente. O desn�vel pode indicar que o carro foi batido.
Teste o amortecedor balan�ando o carro. Se ao proceder desta forma o ve�culo balan�ar diversas vezes, o amortecedor pode estar em m�s condi��es.
Examine o estado dos pneus. Caso estejam lisos, sem ader�ncia, certamente causar�o preju�zos � freada, ao desempenho do ve�culo e, como conseq��ncia, � sua seguran�a. Dever�o ser trocados, implicando assim em custos.
Desgastes irregulares nos pneus podem indicar problemas com a suspens�o, alinhamento ou balanceamento das rodas.
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